Plantio de soja no Brasil salta de 67% para 79% em uma semana

25/11/2019


Consultoria AgRural afirma que semeadura no Rio Grande do Sul puxou resultado; gaúchos conseguiram sair de 26% de área plantada para 59%

O plantio da safra 2019/2020 de soja disparou na última semana. De acordo com a consultoria AgRural, na quinta-feira, 21, o total semeado atingiu 79%, contra 67% de uma uma semana antes. No mesmo período do ano passado o plantio estava em 89%.

Em Mato Grosso, 99% da área já está semeada e as lavouras se desenvolvem bem. O plantio também já caminha para a reta final no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Nesses dois estados, o tempo mais seco e quente da semana passada não chegou a causar danos.

“Mas as lavouras se desenvolvem de forma irregular e é preciso que as chuvas mostradas nas previsões se confirmem o quanto antes”, disse a empresa.

No entanto, essa mesma massa de ar seco que desviou as chuvas do Paraná e de Mato Grosso do Sul na semana passada foi boa para o Rio Grande do Sul, onde o plantio, que vinha muito atrasado devido ao excesso de umidade, saltou de 26% para 59%. Isso significa que quase dois milhões de hectares foram plantados no estado em apenas sete dias.

Na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), por outro lado, a irregularidade das precipitações segue sendo a marca deste início de safra e o atraso no plantio se amplia, especialmente na Bahia e no Piauí.

Área e produção

A AgRural estima que o Brasil plantará 36,4 milhões de hectares de soja na safra 2019/2020, com aumento de 1,5% sobre a safra passada. A produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, é calculada em recordes 120,7 milhões de toneladas.

Estamos no Whatsapp