Previsão do tempo indica temporais com ventania, descarga elétrica e granizo

19/05/2020


Somar Meteorologia diz que após passagem desse sistema, massa de ar polar vai derrubar temperaturas; há possibilidade de geadas; veja onde!

A Somar Meteorologia afirma que há previsão de temporais nos próximos dias que avançam pelo Brasil, seguido de uma massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas.

Esse cenário é gerado pela formação de um sistema frontal, que é constituído por uma área de baixa pressão que se forma no interior da América do Sul. Junto desse sistema, há o avanço de uma frente fria pela costa, que é acompanhada por uma massa de ar polar.

Na prática, esse sistema já traz pancadas de chuva em áreas próximas ao Uruguai nesta quarta, 20. Porém na quinta-feira, 21, para a sexta, 22, é que os temporais atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há previsão para acumulados de mais de 50 milímetros, ventania, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

“Todo esse risco fica especialmente no interior, que é onde vai estar posicionada essa área de baixa pressão associada ao sistema frontal”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

Entre a sexta e o sábado, 23, o avanço dessa frente fria ajuda a levar chuva para outras regiões, como o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e de Goiás.

“Nestas áreas do Centro-Oeste, em Mato Grosso, por exemplo, trata-se se chuva bem vinda, embora tenha risco para temporais e ventania. É bem vinda pois atinge áreas que estão sentindo falta de umidade no solo, mas é uma chuva passageira”, alerta ela.

Depois do avanço das chuvas, uma massa de ar polar passa pelo Centro-Sul do Brasil, principalmente no decorrer do fim de semana.

“O sábado poderá ser um dia congelante no Sul. Por causa da queda acentuada de temperatura e presença de umidade, pode ter neve no alto da serra e possibilidade de geadas em alguma localidades, mas não de maneira generalizada até porque a umidade do solo vai segurar os transtornos”, diz.

Em Toledo (PR), por exemplo, há previsão de 3 ºC no domingo. “Mas a geada é fraca”.

Estamos no Whatsapp