Soja: quarta-feira de garoas no Sul e temporais no Sudeste e Centro-Oeste

12/02/2020


A previsão do tempo segue decepcionando os produtores que ainda precisam de chuvas, como os da Bahia e do Rio Grande do Sul. Já quem precisa colher enfrenta dias seguidos de chuvas.

Os produtores de soja da Bahia e do Rio Grande do Sul devem receber no máximo garoas nesta quarta-feira, 12, apontam os mapas climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Já as áreas do Centro-Oeste que já estão com o grão pronto para a colheita, devem ficar ainda mais preocupados, pois novamente o dia deve ser chuvoso para quase toda a região

SUL

O dia deve ser marcado por algumas garoas apenas em boa parte da região Sul nesta quarta-feira. Em Passo Fundo (RS), por exemplo, os acumulados não passam dos 2 mm. Em Cascavel (PR) há chance para cair pelo menos 1 mm. Em Joinville (SC) os volumes não passam dos 2 mm.

SUDESTE

Na lavouras de soja de São Paulo, a previsão é de continuidade de chuvas. Em alguns municípios como Itapeva os volumes serão pequenos, de no máximo 4 mm, já em Ituverava, os acumulados podem passar dos 50 mm.

Nas áreas de soja do Triângulo Mineiro as chuvas retornam com força. Em Uberlândia os volumes serão superiores a 20 mm, enquanto em Uberaba a tendência é ter mais de 15 mm.

CENTRO-OESTE

O Centro-Oeste, que já tem muita soja pronta para colher, também sofre com as instabilidades constantes. Alguns municípios de Mato Grosso podem registrar até 50 mm, como é o caso de Alto Taquari. Já outros, como Primavera do Leste são esperadas apenas garoas de 1 mm.

Goiás é outro estado com muitas chuvas previstas, com os maiores acumulados previstos para acontecer em Mineiros, com 40 mm. Os menores volumes podem ser registrados em Goianésia, com no máximo 5 mm.

Em Mato Grosso do Sul algumas cidades que não vinham tendo chuvas nos últimos dias, agora devem ter, como é o caso de Chapadão do Sul, que pode registrar mais de 40 mm acumulados no dia.

NORDESTE

Na Bahia são esperadas apenas garoas na região Oeste do estado, onde se concentram as maiores áreas produtoras de soja. Os volumes em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães não passam dos 2 mm.

A previsão é a mesma para o Piauí, com chance de receber apenas garoas no dia. Em Uruçuí os volumes serão de no máximo 2 mm.

No Maranhão as chuvas devem ser mais volumosas em alguns municípios produtores de soja, como Bacabal, que pode receber até 15 mm. Entretanto elas serão manchadas e algumas áreas terão dia seco, como em Balsas, por exemplo.

NORTE

Nesta quarta-feira chuva em toda a região Norte do país. Os maiores volumes de chuva serão observados nos estados do Tocantins, Pará, Amazonas e Acre. Na região norte do Amazonas e nos demais estados, o dia será de pancadas de chuva isoladas, com períodos de sol e poucas nuvens.

Estamos no Whatsapp